
Técnicas de tratamento da artrose do quadril

José Luiz De Crudis Jr. é
médico ortopedista especialista
em Cirurgia do Quadril
"A artrose é um processo natural do envelhecimento, mas o desgaste pode ser acentuado por diversos fatores."

Tratando a causa
O desenvolvimento da artrose do quadril é um processo lento e progressivo que não pode ser revertido. Assim, seu tratamento não é curativo, mas paliativo, visando retardar o avanço da doença. Isso é feito controlando os fatores de risco, individualizando cada caso e descobrindo a real origem do problema.
Conheça abaixo as principais técnicas utilizadas.


Primeiros cuidados
Nas fases iniciais o tratamento consiste em mudanças nos hábitos de vida com redução do peso corporal e prática de exercícios de baixo impacto associado ao uso de medicamentos que promovam melhora nos sintomas e retardo na progressão da doença.
Nos casos não avançados, em que o tratamento inicial não é eficaz, podem ser realizadas infiltrações na articulação com ácido hialurônico, procedimento conhecido como viscossuplementação.

Viscossuplementação
Injeções intra articulares de ácido hialurônico, amplamente estudadas na articulação do joelho, vem mostrando-se uma opção promissora nos quadros leves a moderados de artrose.
Por possuir uma composição molecular muito similar ao líquido sinovial natural, o ácido hialurônico funciona como um “lubrificante” para a articulação, favorecendo a mobilidade, diminuindo o atrito entre as estruturas e por consequência, diminuindo a dor.
Além do efeito mecânico de redução da pressão entre as cartilagens lesionadas, estudos recentes mostraram que a viscossuplementação pode frear a progressão da artrose por agir na cascata inflamatória que leva a morte e destruição do tecido cartilaginoso.
Tratamento cirúrgico
Porém, em alguns casos, o dano cartilaginoso é muito grave e não permite a vida normal do paciente. Assim, determinando uma diminuição significativa dos movimentos devido à dor e à rigidez, comprometendo as atividades da vida diária e podendo até causar prostração, o que constituiria sua evolução natural.
Para esses pacientes, a cirurgia é necessária. A artroplastia do quadril é um dos grandes avanços da cirurgia ortopédica. O desaparecimento da dor é imediato e a recuperação é muito rápida, o que significa que os pacientes podem caminhar e levar uma vida praticamente normal em poucos dias.
"Uma avaliação minuciosa é capaz de diferenciar entre as diversas causas da artrose e guiar o melhor recurso disponível para o tratamento."


José Luiz De Crudis Jr.
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em Medicina
Universidade Estadual Paulista, Unesp Botucatu
Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia
Universidade Estadual Paulista, Unesp Botucatu
Especialização em Cirurgia do Quadril
Universidade Estadual Paulista, Unesp Botucatu
TITULAÇÃO
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia | SBOT
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Quadril | SBQ
CRM 5010 | RQE 2840

