ÁCIDO HIALURÔNICO



A injeção intra-articular de ácido hialurónico, também chamada de viscossuplementação, vem mostrando-se uma opção promissora no tratamento de quadros leves e moderados da osteoartrose do quadril.


Por possuir uma composição molecular muito similar ao líquido sinovial natural, o ácido hialurônico funciona como um “lubrificante” para a articulação, favorecendo a mobilidade, diminuindo o atrito entre as estruturas e por consequência, diminuindo a dor, além de estimular a produção do ácido hialurônico pelo próprio organismo.


Trata-se de um procedimento simples, muitas vezes realizado no próprio consultório com anestesia local e auxílio de ultrassom. Os benefícios podem perdurar por até 12 meses com poucos efeitos colaterais.


O objetivo desse tratamento é basicamente prolongar ao máximo, com qualidade de vida, a articulação acometida pelo processo degenerativo.


Além do efeito mecânico de redução da pressão entre as cartilagens lesionadas, estudos recentes mostraram que a viscossuplementação pode frear a progressão da artrose por agir na cascata inflamatória que leva a morte e destruição do tecido cartilaginoso.


O procedimento está ligado a um baixo índice de complicações, com menos efeitos colaterais em comparação a outros tratamentos injetáveis como os tradicionais corticosteroides e pode ser uma boa opção para aqueles que não podem tomar medicamentos anti-inflamatórios.


Apesar do alivio de sintomas, o procedimento não deve ser utilizado como forma única do tratamento da doença, mas sempre associado à fisioterapia, hidroterapia e reforço muscular.





8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo